Sabe-se que hoje, devido aos modernos estudos psicológicos, que todos os nossos sentimentos derivam de apenas dois: o MEDO e o AMOR. Os outros são apenas bifurcações ou ramos desses citados. Desse modo, tudo que pensamos e fazemos devem ser refletidos, muito bem analisados. Não devemos cair na imensa rede global que nos impõe certos valores ridículos, frutos de mero "lucro" (econômico/social) e destreza, como a própria estrutura social. É triste se pararmos para pensar que essa organização de indivíduos é feita para criar um estado tenebroso de MEDO. É como se uma colmeia quisesse assustar as abelhas operárias participantes da própria colmeia por meio de abelhas sentimentais do mal. Algo tosco e ARTIFICIAL, ao meu ver, porém indestrutível, uma pena!
E nessa imposição, sofremos com o MEDO... que nos corrói e planta um certo ESTRESSE dominador, aquele de fim de tarde, depois do integral e doloroso trabalho diário. O que fazemos? Choramos? Esquecemos? Digo que muitos passam a se sentir culpados pelo passado nem tanto dolorido e se autojulgam cuspindo algumas frases: "Tenho 40 anos e não ganho bem, por isso não sou nada!" ou "Não aguento meu chefe, homem estúpido, só tolero porque preciso do dinheiro já que meu amigo comprou uma jaqueta bacana". Sentimentos do mal!
Retomando... a estrutura social impõe MEDO, acarreta em ESTRESSE, passamos a ver um mundo COMPETITIVO ao extremo, culpamos algum ser imaginário/real como causador dos nossos próprios problemas, pois infelizmente sob uma prisma julgadora e egoísta invejamos o BEM SUCEDIDO e o FELIZ.
Simplificando, uma organização social formada por SERES HUMANOS faz o que a natureza (maravilhosamente) nunca se quer rascunhou: lutas e guerras físicas ou psicológicas causada por cobiças, ouro e diamante. Somos contraditórios, fazemos algo imensurável e errado, transformamos o MEDO bom e o indecifrável AMOR em INVEJA, COBIÇA, RAIVA, ÓDIO e outros sentimentos ruins.
Enfim, valorizamos o PASSADO (mais nossas derrotas) em detrimento ao nosso próprio FUTURO promissor, ou seja, somos capazes de chorar pela nossa derrota ao invés de planejar nossa POSSÍVEL VITÓRIA!
Criticamos tudo, mas não corremos atrás de soluções. É esse o nosso mundinho NEGRO, que poderia ter outra cor...
Ramon Félix
Comentários
Postar um comentário