Redação tema fuvest 1998

Em busca de um mosaico reflexivo

Assim como o mosaico é formado a partir dos pedaços de cerâmica, o conhecimento é construído a partir de experiências vivenciadas por cada indivíduo. Contudo, se, no mosaico, “os outros” escolhem o lugar onde cada peça é colocada, na formação de um homem, ele possui a liberdade de optar pelo caminho a ser seguido, isto é, ele também é agente da própria formação. Porém, no mundo pós-moderno, essa liberdade vem sendo limitada, já que a maioria dos indivíduos são moldados, praticamente apenas, pelo meio, ou seja, tornaram-se reprodutores da cultura de massa, vigente na sociedade atual. Portanto, o homem está se transformando, gradativamente, em um perfeito mosaico, processo o qual acarreta graves implicações políticas.
O mundo atual, caracterizado por Milton Santos como meio tecno-cientifíco-informacional, possibilita um grande fluxo de informacões, que ocasionou a diminuição do processo reflexivo da maioria das pessoas. Elas pararam de analisar com profundidade muitas informações, apenas as aceitam. Um exemplo dessa característica é a preferência pelo Jornal Nacional, que oferece notícias pequenas intercaladas, em detrimento do Jornal da Cultura, o qual propõe um debate ao final de cada notícia. Logo, o sistema vigente propicia uma menor participação do indivíduo em sua formação.
No entanto, cada cidadão é, também, responsável por essa característica pós-moderna. Jean-Paul Sartre diria que aceitar a imposição cultural, por exemplo,também é uma opção e quem a escolhe, é inteiramente responsável por ela. Analogamente, tomando por base a metáfora dos óculos kantiana, seria como aceitar os óculos imposto pela sociedade, ou seja, é deixar parte de sua liberdade ser tomada pelo modelo vigente.
Ademais, esta situação, na qual uma população veste esses óculos, origina o conformismo político, um veneno para a democracia. Como a mentalidade imposta, nesse caso, é a do grupo dominante, uma população alienada corrobora o poder desse grupo, pois ao se distanciar de possibilidades de questionamentos, ela ajuda na manutenção do poder. Assim, a democracia, pautada na discussão, no diálogo, se enfraquece.
A perda parcial de sua autonomia, pois, potencializou a manipulação do cidadão como um instrumento do grupo dominante. Enquanto a formação de um indivíduo pautar-se apenas em suas vivências sem reflexões (um perfeito mosaico),a contribuição dele para com a sociedade será restrita e, consequentemente, o poder se manterá inalterado, inquestionado, empobrecendo a democracia.

Comentários

Postar um comentário